igreja

Muito tem se falado na excomunhão dos médicos, responsáveis e da menina que fizeram um aborto, autorizado pela justiça, depois que o padrasto da abusou sexualmente dela (leia mais sobre o assunto aqui). O assunto é delicado e envolve duas etapas importantes, a do estupro e a do aborto, que devem ser analisadas de diferentes ângulos.

Antes de tirarmos qualquer conclusão, vamos analisar a primeira parte, que se relaciona ao abuso sexual. O padrasto abusou sexualmente da menina de 9 anos e depois de preso também confessou que já tinha molestado a irmã mais velha, porém para a igreja o pecado da carne, como o estupro, é grave e entra na categoria de pecados mortais, sendo esse agravado por ter sido contra crianças, mas não está previsto nos casos de excomunhão.

Vamos a segunda parte da análise no que diz respeito ao aborto. Mesmo tendo sido autorizado pela justiça, devido a forma com que foi concebida a gravidez, e na tentativa de preservar a vida da vítima que, segundo os médico, teria uma gravidez de altíssimo risco devido a serem gêmeos e pela idade dela. O aborto é previsto na excomunhão da igreja que é altamente contra a interrupção da gravidez e da vida, sugerindo que todas as mortes sejam naturais.

Bem, expostas as duas visões vamos analisar a atitude da igreja católica que excomungou pelo aborto apenas a menina de 9 anos, a equipe médica toda, os responsáveis por autorizar o aborto e a mãe, gerando assim uma polêmica interminável sobre o assunto. O Bispo  de Recife que tomou essa decisão, que acredito ser inédita no Brasil, em uma última entrevista disse que a ela foi tomada para lembrar aos cristãos que o aborto é um pecado de altíssimo grau e causa a excomunhão das pessoas envolvidas nele. Ele foi questionado que os médicos estavam cumprindo uma decisão judicial e a resposta foi enfática, “A lei dos homens está abaixo da lei de Deus”.

Até certo ponto, ele está correto e deve defender os dogmas da igreja, mas muitos outros abortos foram feitos e a igreja não tomou nenhuma posição quanto a isso. Porque exatamente em um caso de repercussão nacional a igreja veio a se pronunciar? Todos nós sabemos que a cada dia que passa o número de fiéis que seguem o catolicismo, da forma correta (praticantes), está diminuindo a cada ano e as atitudes que os dirigentes tomam cada vez mais afastam seus fiéis.

Estive lendo algumas matérias sobre o assunto, que sempre mostram indignação com a atitude do bispo de Recife pela decisão de ter excomungado quem fez o aborto e por ter deixado o padrasto da menina fora dessa. O crime de estupro cometido é passível do perdão, mesmo sendo um pecado mortal, desde que arrependido ele se confesse. Mas e o de aborto? Apesar de ser um pecado bem pesado, também é passível de perdão desde que a vítima se confesse a um bispo ou cardeal com arrependimento. Então porque a diferença entre os dois? Um deles acerta em cheio um dos 10 mandamentos de Deus, que é o “Não Matarás” e o outro não.

Para amenizar a polêmica, mas sem voltar atrás, o Bispo disse que se os envolvidos não sabiam que o ato levaria a excomunhão, o que ele fez somente servirá de advertência e na reincidência a excomunhão é automática e ninguém precisa falar nada. Perai seu Bispo! Quer dizer que se eu não sei que matar o Papa leva a excomunhão somente no segundo Papa que eu levar para perto de Deus, que a igreja me excomunga? Ou excomunga ou volta atrás, querer aparecer na televisão e gerar polêmica no país é que não pode.

Um outro erro terrível que aconteceu, com a polêmica, foi a declaração do nosso presidente da república dizendo que a igreja estava errada. O que o Lula tem haver com essa polêmica e porque se desgastar com ela? Ele tinha que ficar na dele e não comentar nada, afinal de contas, foi um caso isolado e não tem haver com a direção do país. Você sabe o que aconteceu? Isso mesmo, ele falou besteira e tomou um cala a boa da igreja.

Na minha singela opinião, enquanto a  igreja tentar se renovar com dirigentes que tenham a mente conservadora e com os pensamentos do século passado não teremos mudanças e a debandada dos fiéis será maior a cada ano. É certo que os dogmas e crenças que a igreja carrega não devem ser esquecidos e muito menos alterados, mas o pensamento e leis deveriam se adaptar ao novo e a forma que o mundo se tornou, com doenças e hábitos diferentes.

Comentários

  • Maria

    Na minha opinião esse Bispo que é Ibope e está tendo !
    Eu sou contra o aborto, não nesse caso.
    Esse Bispo deveria s epreocupar com apedofilia dentro da igreja e padres homocexuias e galinhas que existem dentro da igreja, agora me diga o estuprador não merece ser penalizado ? TENHA SANTA PACIÊNCIA !
    Sou católica ou era, e acho que a igreja católica é uma instituição falida, nem JESUS era católico.

  • Assunto complexo e polêmico. Não concordo com a posição da igreja católica, mas, respeito os seus dogmas e ritos, como respeito todas as religiões. Mas este é um pensamento individual. Em casos como este o melhor é a ponderação.
    Quanto a opinião do presidente Lula, achei muito lúcida e válida sua posição.

    The Best respondeu em 11 de março de 2009

    A posição do Lula foi válida e consciente, mas na posição de um Presidente da República era melhor não ter comentado sobre o assunto. O nosso país ainda tem a maioria da população no catolicismo, mesmo que as pesquisas sejam “falsas” devido ao “não praticante”, e isso pode afetar a sua imagem perante esses eleitores.
    Nunca misture, relgião,política e futebol em uma panela só, principalmente se for de pressão, pois ela vai explodir.

  • Isso tudo que assisti pelos jornais, assim como todos os casos que não vêm ao nosso conhecimento, me enojam profundamente. Vomitaria na cara desse bispozinho retardado e na de sua “santidade”, o papa católico, que o apoiou incondicionalmente em sua lamentável e louca atitude.

    Para terminar, parafraseando nosso grande Bóris Casoy, afirmo, num grito:

    ” – ISSO É UMA VERGONHA!!”

    The Best respondeu em 11 de março de 2009

    Eu só acho que devemos sempre respeitar a religiões e crenças das outras pessoas. Quem somos nós para julgar o certo e o errado, o justo e o injusto? Não devemos fazer isso e muito menos desrespeitar a quem acredita no formato da teologia da igreja católica.
    O que está sendo discutido é se deveria ter havido a ponderação por parte do bispo e a necessidade de vir a mídia fazer isso.

    Ebrael Shaddai respondeu em 14 de março de 2009

    Assim: falo da pessoa do bispo, da instituição em si, oq tem a ver com eles, e não critico a fé deles e das pessoas q os seguem. Deploro a posição deles perante a sociedade civil, já q como líderes q são tem essa responsabilidade, de zelar pelo bem-estar da coletividade influenciada por eles. E a posição sectária deles, ao invés de conciliadora, põe grupos inteiros em conflito. Isso é q eu não aceito!!

  • Rafael

    Olá! Em primeiro lugar gostaria de dizer que o mal do católico é não entender sua Igreja. Os fiéis não buscam seu conhecimento, muito menos, à luz da fé, obter um entedimento maior sobre suas decisões, bem como suas ações pastorais. Sabemos que é feita por homens, e que, como homens, estão passíveis de erros. Mas a Igreja deve ser sempre vista sob dois aspectos, que não podem estar separados: o histórico, e o da fé, um sem o outro, leva a uma imagem caricaturada da Igreja Católica. Nesse sentido, sabe-se que ela não é apenas uma instituição física, feita por homens que tomam decisões meramente administrativas. Ela é a própria instituição que liga o céu e a terra, fundada pelo próprio Crito, afim de que a verdade sobre a revelação de Deus na história do homem não se perca. Ela é depositária de um verdade, que não muda. Se eu sou católico e não entendo esse princípio, de católico nada tenho. A Igreja hoje, aos olhos do mundo, é conservadora e suas decisões são consideras anacrônicas, mas seria ilógico alguém que é portadora de uma verdade, negociar essa mesma verdade, para agradar a todos. Eis o porque de ser da Tradição da Igreja, porque é a Tradição dos Apóstolos, fundada por Jesus e instituída por Pedro (1º Papa), a quem foi dada autoridade na terra para conduzir o povo de Deus. Bento XVI é essa mesma figura, é Pedro, é rocha na qual esta unida toda a Igreja, posto que descendente originário na sucessão apostólica. Visto tudo isso, penso que se deve ter muito cuidado ao analisar o caso de excomunhão aludido e pesar o que diz a Igreja, pois ela visa guardar também valores e princípios que estão se perdendo na sociedade, como é o caso da banalização da vida humana. Não tenho a intenção de discutir de forma aprofundada o ocorrido, visto que ainda não houve um defecho, mas acredito que é inaceitável o argumento de que a Igreja deve se negociar sua verdade só porque o mundo moderno e progressista assim demanda.
    A Maria (post): Repense sua atitude minha cara, a Igreja precisa de fiéis conscientes da sua fé e que entendam essa instituição que você diz ser falida. Ela é santa e santificadora, mesmo composta por homens, por mim, por você, pelo apóstolos (o Papa e os bispos), os quais podem errar (a natureza do homem permite isso), mas são infalíveis na missão de guardar a verdade sobre Cristo.
    Ah, Como Jesus não era Católico, se Ele mesmo fundou a Igreja?

    Pax

    Maria respondeu em 15 de março de 2009

    Fundou a Igreja, mas não o catolicismo !
    Também, não sei se já teve a oportunidade de ficar muito próximo dentro da igreja ? Eu já e acredite vi coisas que arrepiam até cabelos de careca !
    E é falida mesmo, vc vai me dar razão daqui uns 10 anos…
    Só para vc não pensar que sou alguma fanática brigando contra os católicos, sempre fui católica e estou constando apenas a realidade, agora me prove que Jesus era católico, acho você vc estudar o ínicio do catlicismo em si e não o ínicio da igreja fundada por jesus

  • Sonia

    Eu acredito que a igreja catolica poderia seguir os seus prodedimentos sem dizer publicamente sua opiniao que pode levar pessoas menos instruidas a pensa que estuprar criancas nao ‘e um crime tao grave, quantas novas vitimas podem surgir devido a essa irresponsabilidade. Acredito que como sempre a igreja catolica nao se importa nada com a vida das criancas, como nunca prestou nenhum apoio as vitimas de estupro feitos por padres , e nao entendo porque os pais que atiraram a filha pela janela nao foram excomungados, eles tambem interromperam a vida de uma crianca. Acredito que aquele que apoia uma igreja cegamente tambem ‘e um irresponsavel pois nem ao menos quer se dar ao trabalho de tentar verificar quem ‘e Deus realmente ou se esta sendo enganado por pessoas que nao tem Deus no coracao, eu nao vejo amor na decisao da igreja e para mim isto demonstra ausencia de Deus. Minha mae tambem foi uma das milhoes de vitimas da igreja catolica, pois nasci no sertao nordestino em meio a miseria e a minha mae teve 6 filhos porque na igreja o padre dizia que quem evitasse filho iria para o inferno, e com medo de ofender a Deus ela teve 6 filhos dos quais 3 morreram, por falta de assistencia medica. Eu pergunto, onde estava a Igreja Catolica quando os meus 3 irmaos morreram? Quem deu apoio a minha mae por ter perdido 3 filhos, dizem que ‘e a pior dor que alguem pode sentir, mas onde estava a Igreja Catolica?

  • André Luis

    À Maria(post).

    Caríssima eu tenho que lhe ser franco. Vejo em vc uma pessoa totalmente ignorante, no sentido de conhecimento sobre sua igreja, isto é, se vc realmente foi católica, o que acho muito dificil. Enfim, sua percpectiva em relação a igreja é que é falida,ñ culpe a Igreja pelos pecados, gravíssimos muitas vezes, dos seres humanos. E lembre-se a Igreja é santa e pecadora. Ela é regida pela Sacrada Escritura, tradição e magistério.
    o que acontece é que as pessoas ñ valorizam o que jesus veio anunciar aqui a nós todos “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância”. Se vc ñ entende a Igreja ñ a culpe pela falta de conhecimento que vc tem.

    Pax Vobis!!!!

    Fernanda respondeu em 17 de março de 2009

    André,

    Concordo e entendo perfeitamente o que vc tenta explicitar aqui, mas meu caro, as pessoas de hoje querem que a Igreja seja ela qual for se mude de acordo com a frequência que os pecados vão acontecendo.
    Oras, seria muito coveniente para muitas pessoas se a Igreja revisse muitas de suas doutrinas e assim mudasse para satisfazer àqueles que presisam de um desencargo de consiência, alguma coisa para se apoiar-se, para assim justificar tanto pecado!
    Mas Valores são Valores e não mudam com o tempo!!!

Deixe seu comentário

Seja Bem vindo e sinta-se a vontade para participar do Blog do The Best.
Os comentários do blog são moderados e não serão aprovados comentários que:
  • Não estejam relacionados com o artigo
  • Contenham Spam e com intenção simplesmente de promover blogs ou twitter
  • Sejam escritos intencionalmente e totalmente em letras maiusculas (CAPS)
  • Contenham ofensas pessoais, palavrões desnecessários e miguxês em excesso
  • Com pedidos de parceria
Os comentários não representam a opinião do autor do blog.

© 2007 Blog do The Best - Todos os direitos reservados